quarta-feira, 11 de maio de 2011

O CENÁRIO DO TURISMO BRASILEIRO

O Turismo é uma atividade econômica que movimenta diversos setores da economia, nos últimos anos tem demonstrado índices significativos de crescimento em todo o mundo, por se tratar de uma atividade do setor de prestação de serviços, requer um percentual de investimento relativamente baixo com um retorno custo beneficio imediato. Já se foram os tempos em que ao pensar o turismo se associavam investimentos de alto custo e com retorno em longo prazo, o que acarretou além da inviabilidade de inúmeros projetos turísticos no país o triste histórico de experiências mal sucedidas. Atualmente, já se trabalha o turismo de forma sustentável, onde todo e qualquer investimento é voltado para o bem estar da população local e com a preocupação de garantir a sustentabilidade do produto. Outro fator relativamente ligado ao constante crescimento do turismo é a preocupação com o meio ambiente, responsável por uma gama expressiva da motivação turística mundial.
O turismo hoje apresenta uma perspectiva de futuro positiva principalmente em países como o Brasil, que detém uma diversidade cultural muito rica associada a uma natureza exuberante e um clima tropical capaz de atrair visitantes do mundo todo. Apesar das incertezas na economia mundial e um cenário de recessão que ameaça o mercado econômico decorrente da crise financeira, o turismo no Brasil tem se mantido forte e com motivos de sobra para atrair investidores internacionais de olho nas projeções do setor para os próximos anos. Além da situação favorável do turismo brasileiro atualmente, os investimentos anunciados pelo governo com recursos do PAC e as ações previstas para a realização da copa do mundo de futebol em 2014, devem aquecer ainda mais o mercado turístico nacional.
O Ministério do Turismo Brasileiro está otimista com o futuro do turismo no país e pretende investir pesado nas ações preparatórias para a copa do mundo de 2014, tida como a janela que mostrará ao mundo os horizontes do país, a copa é hoje sem dúvida uma das maiores apostas do ministério e um enorme desafio para nós brasileiros que teremos o importante papel de protagonizar a maior festa do futebol mundial e de convencer ao mundo que “O Brasil é o  melhor destino do continente”.   
    
 Jailson Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário