sexta-feira, 13 de maio de 2011

Casarão de quase 200 anos é restaurado em Montes Claros

                                Casarão construído em 1812 reformado em Montes Claros
O casarão da família Versiane- Maurício, que completa 200 anos de construído em 2012, foi completamente restaurado, em Montes Claros, no Norte de Minas. Nesta sexta-feira à noite, a construção será reinaugurada com festa pela comunidade. Localizado no centro histórico de Montes Claros, o sobrado seria primeiro prédio da cidade, construído pelo capitão Pedro Versiane, 45 anos antes da emancipação político-administrativa do município, que, na época, ainda chamava“Arraial das Formigas”.

Conforme o historiador e escritor Haroldo Lívio de Oliveira, o casarão do prédio tem grande importância histórica para a cidade, por ter hospedado o naturalista francês Augusto Saint-Hilaire (1779/1853), em 1817, quando ele percorreu o interior de Minas Gerais, pesquisando sobre as riquezas da fauna e da flora da região. O registro foi feito em livro pelo próprio Augusto Saint-Hilaire, ao relatar suas viagens pela região das nascentes do Rio São Francisco e pela antiga província de Goiás.

De acordo a prefeitura, “o trabalho foi bastante demorado porque as estruturas do casarão, que chegou a receber escoras para evitar o desabamento, estavam muito debilitadas”. O sobrado pertencia à família do médico e escritor João Valle Maurício, já falecido, tendo sido desapropriado e transferido pelo município. O secretário municipal de Cultura, Ildeu Braúna, explica que a desapropriação foi necessária para que o imóvel pudesse receber recursos públicos, já que, por lei, não podem ser aplicado dinheiro público em bens particulares.

A Prefeitura de Montes Claros anunciou que o casarão restaurado passará a sediar a Secretaria Municipal de Cultura a reinauguração está marcada para às 18h30min desta Sexta-feira 13/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário