sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Saúde financeira, semelhanças com a saúde física e mental;

 


A saúde financeira está relacionada no geral com a situação financeira em relação as dívidas e ao controle dos gastos pessoais e familiares. 

Para uma situação financeira ser considerada saudável, a pessoa deve apresentar uma renda compatível com os seus gastos, não estar endividado e possuir uma reserva de emergência.

Um bom planejamento financeiro, o consumo consciente e o cuidado de nunca gastar mais do que se ganha, são alguns aspectos que influenciam na saúde financeira.

A palavra “saúde” nos traz a ideia de força, vigor, boa disposição física e mental. Enfim, provoca a sensação de uma coisa boa.

Note que a saúde financeira tem um significado semelhante à da saúde física e mental. Na realidade, a saúde financeira e a saúde física e mental estão tão entrelaçadas que, em geral, uma depende da outra.

Relação entre a saúde financeira e a saúde física e mental:

Veja que para cada aspecto da Saúde física e mental tem outro na Saúde financeira com significado semelhante.

Corpo x finanças:

As Finanças englobam tudo que diz respeito a vida financeira pessoal ou familiar, assim como o nosso corpo é o encarregado de agregar todos os aspectos para que tenhamos boas condições de vida, também as nossas finanças são responsáveis por juntar todos os elementos necessários e relacionados com a nossa situação financeira. Se a pessoa tem suas finanças pessoais sob controle consequentemente terá uma boa saúde financeira.

Alimento x dinheiro:

O dinheiro é tão fundamental para a nossa saúde financeira, quanto o alimento é para funcionamento do nosso corpo. A maioria das pessoas acha que ganha pouco, que deveria ganhar mais. Pois frequentemente, o dinheiro acaba antes do final do mês.
Você ganha pouco ou gasta muito? Talvez o problema esteja na falta de controle das despesas mensais. Então, qual é a melhor estratégia? O equilíbrio. Gastar de acordo com suas possibilidades atuais, planejar com antecedência e escolher com base em suas prioridades. É como uma compra que fazemos para passar o mês, se não controlarmos a quantidade de alimento que comeremos, o que daria para alimentar uma família durante todo o mês, acaba em poucos dias. Nesse sentido, devemos ter a mesma atenção na hora de gastar o nosso dinheiro. 

Doenças x dívidas:

Quando se fala em saúde financeira a palavra dívida deve passar bem longe, assim como na saúde física devemos buscar todos os meios para manter o nosso corpo livre das doenças, na saúde financeira devemos ter muito cuidado para não cair no endividamento. Porém, como não temos 100% de controle sobre a nossa vida, não estamos livres dos imprevistos e nesse sentido acabamos contraindo dívidas e ou doenças. O problema é quando deixamos as coisas fugirem do nosso controle e o endividamento consumir boa parte da nossa renda. Pagar juros não é legal.

Remédio x crédito:

O crédito é um elemento tão importante no combate às dívidas  quanto o remédio no combate às doenças. O que está em evidência é a facilidade com que se tem acesso a ele a partir da chamada democratização do crédito. Cabe destacar, que a grande facilidade de se obter o crédito hoje, tem levado milhares e milhares de pessoas e famílias a se endividarem, comprometendo parte da  renda, gerando o pagamento de juros abusivos e empurrando cada vez mais pessoas para o fundo do poço, uma verdadeira bola de neve de onde é muito difícil sair. Nesse sentido, ao fazer uso do crédito deve se ter o cuidado de fazê-lo de forma planejada e consciente.

Vigor físico/ mental x controle dos gastos:

O Gasto é um mal necessário na nossa vida, pois temos necessidades pessoais e materiais que tem um custo financeiro para serem atendidas, o controle do gasto em relação ao que se ganha, é o que determina se a situação financeira está boa ou ruim. Assim como, o vigor físico e mental, determina se a pessoa está bem ou mal de saúde. Nesse sentido, devemos nos preocupar em fazer e cumprir um bom planejamento financeiro, para que possamos manter as nossas finanças pessoais sob controle, estar preparado para os imprevistos e garantir uma boa qualidade de vida no futuro.

Qualidade de vida x reserva financeira:

A boa e velha poupança nunca esteve tão em evidência como agora, pois na atual situação econômica que se encontra o Brasil, estamos vivendo um momento de muitas incertezas e adversidades, que tem feito muita gente perder o sono. Seja com a perda do emprego, aumento dos juros, volta da inflação e etc. No entanto, aqueles que possuem alguma reserva financeira, tem mais tranquilidade para enfrentar os momentos difíceis. Nesse sentido, a reserva financeira, deve ser vista com a mesma importância que se tem a busca pela qualidade de vida.  


A palavra insanidade nos remete a falta de saúde mental, não significa que uma situação financeira ruim, seja uma questão de saúde mental, mas se pararmos para pensar, a nossa condição financeira, está diretamente relacionada com a nossa mente, pois a forma que pensamos e agimos no dia a dia é que determina a nossa situação financeira. Afinal, se queremos resultados diferentes, devemos pensar e agir diferente.

Pense nisso!!!

Jailson Figueiredo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário