terça-feira, 20 de setembro de 2011

1ª Jornada de ecoturismo de Januária - MG




Aconteceu entre os dias 17 e 18 de setembro 2011, a 1ª Jornada de ecoturismo de Januária MG. Uma brilhante iniciativa do SESC/MG unidade de Januária, sob a coordenação da Srª Sônia Aquino e do nosso amigo Mirandes Pinheiro em comemoração ao dia internacional do turismo 27 de setembro.
O evento realizado em dois dias seguiu uma extensa programação e contou com vários representantes do trade turístico local e regional.
Entre as atividades programadas para o evento a visita técnica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, foi um momento bastante significativo para todos os participantes.
Uma descoberta inesplicável para os que ainda não conheciam a grandiosidade de um dos mais importantes atrativos turísticos do Parque a Gruta do Janelão.
Para os mais experientes e já consagrados visitantes do local a oportunidade de guiar um grupo bastante complexo no sentido de contribuir para a construção de estratégias de visitação e uso sustentável da região.
Na chegada os participantes foram recebidos na sede do ICMBIO pelo chefe da unidade o Srº Evandro Silva e tiveram uma idéia prévia de todo o complexo que forma o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, receberam algumas orientações sobre os procedimentos adotados para a visitação do grupo, uma vez que, o local encontra-se fechado para visitação turística e aguarda a conclusão das ações de infraestrutura previstas no Plano de Manejo para a liberação da visitação turística local.
Fomos ainda apresentados aos monitores que nos acompanharam nessa visita e percebemos a preocupação do chefe da unidade em inserir os moradores locais no processo de abertura do local para o turismo, os monitores são jovens da comunidade que participam da Associação dos Agentes Ambientais do Peruaçu e que receberam treinamento para atuarem como condutores locais dentro das dependências da Unidade.
Foi um evento muito positivo que abriu possibilidades de interação entre os participantes, órgãos e entidades ali representadas, acredito no potencial de cada um dos que estiveram presentes, torço pelo sucesso do turismo na região e parabenizo mais uma vez a todos que contribuíram para a organização e realização desse evento estratégico para o turismo do norte de minas.

Abraços,
Jailson Figueiredo.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário